Um efeito colateral dentro da venda no digital é o chargeback. E na maioria das vezes ele ocorre por causa de fraudes em cartão de crédito. Mas vamos ver mais sobre:
No meio digital uma das principais formas de pagamento das lojas online é o cartão de crédito. Os meios de pagamento realizam algumas validações de segurança no momento da transação para confirmar a identidade e propriedade dos dados do cartão. Ele analisa se as informações são confiáveis, como:
número do cartão;
documento;
código de segurança;
data de validade;
nome conforme cartão;
endereço de cobrança.
E dependendo do banco responsável pelo meio de pagamento, ele realiza mais algumas validações por código no momento da compra, via sms ou aplicativo.
Assim como toda compra, até mesmo offline, pode haver a desistência, e com isso o comprador estorna o pagamento, gerando crédito ou desconto na próxima fatura do cartão, e assim o produto retorna para o lojista.
Porém existe um mundo criminoso que clona dados de cartões e compra qualquer produto na internet para revender em um mercado paralelo que movimenta milhões por ano. Quando o real dono do cartão descobre muitas vezes já se passaram dias e o lojista já realizou a entrega sem saber para um golpista. Logo, o proprietário realiza o estorno da compra e o lojista tem o valor bloqueado.
E como podemos proteger o checkout contra esses golpes?
Comprador:
Habilite as funções de segurança no aplicativo do seu banco: código de autenticação de compra, cartão virtual, validação em 2 etapas de acesso...
Lojista:
Existem algumas ferramentas que integram com o seu ecommerce que geram maiores validações e criam novas camadas de autenticação externas ao checkout, aumentando ainda mais a segurança.
Confira no vídeo abaixo mais informações sobre o chargeback:
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